A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) lamenta profundamente a perda de seu Benemérito, Theóphilo de Azeredo Santos, que faleceu na madrugada do dia 12/10. O advogado e professor estava com 90 anos e ocupou vários cargos ao longo de sua carreira, entre eles, a presidência da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), e deixa diversos livros escritos, como o Manual do Direito Comercial, A ética na vida empresarial, Direito da navegação marítima e aérea e tantos outros. A diretoria da ACRJ presta toda solidariedade à família do grande amigo e colaborador da Casa de Mauá neste momento de dor.
Angela Costa – Presidente da ACRJ
HOMENAGEM
O Benemérito Theophilo de Azeredo Santos fez história na liderança empresarial brasileira, tanto na ACRJ, como na Presidência da Federação Nacional dos Bancos e Presidente do Sindicato dos Bancos do Rio de Janeiro. Foi o Primeiro Presidente do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem-CBMA-da ACRJ. Professor de Direito Comercial de várias gerações de brilhantes advogados, autor de importantes obras da Literatura Jurídica Brasileira, Diretor do Banco Nacional, fundou o seu próprio Banco, dirigiu diversas empresas na área financeira, Membro de várias e importantes instituições da sociedade civil Fluminense, deixa seu nome inscrito entre as Personagens que fizeram a História do Brasil na segunda metade do Século XX e no início do Século XXI.
Na Casa de Mauá deixa um legado moral, cívico, defensor da livre iniciativa e dos princípios democráticos, companheiro leal, bom amigo, homem íntegro, solidário e atuante. Que Deus receba sua Boníssima Alma no Reino dos Céus, por intercessão de São Judas Tadeu. Nossa homenagem, gratidão e uma saudade que nos inspira. Sentimentos comum a nos todos. Na próxima Reunião do Conselho Superior, prestaremos as devidas e merecidas homenagens da Casa de Mauá.
Humberto Mota – Presidente do Conselho Superior da ACRJ