Dando continuidade à série “História das Marcas”, o Conselho Empresarial de Varejo da ACRJ apresentou a empresa PX Data, do conselheiro Allan Miranda, durante a reunião realizada dia 14 de novembro. O encontro foi aberto pelo presidente do Conselho, Juedir Teixeira, que ainda promoveu uma visita virtual guiada a um centro de distribuição (CD) da Amazon nos Estados Unidos.
Durante o percurso, que durou cerca de 45 minutos, cada etapa da cadeia de suprimentos – recebimento, separação, armazenamento e expedição – foi explicada detalhadamente por um funcionário da Amazon. Foi possível observar a operação de robôs transitando e transportando mercadorias, demonstrando a modernidade e a eficiência da logística nos CDs da Amazon. “Ao término de cada módulo da visita, os conselheiros fizeram observações, o que promoveu uma rica interação entre os participantes e a visita técnica, resultando em discussões produtivas”, pontuou Juedir Teixeira.

Alguns pontos que se destacaram entre os conselheiros foram o vasto número de produtos que a Amazon comercializa (cerca de 200 milhões), o investimento na capacitação de seus funcionários, cobrindo até 95% dos custos de cursos e a peculiaridade da entrega de produtos no Quênia, por exemplo,feito por meio de mulas ou burros. “A entrega em áreas remotas do Quênia, utilizando meios tradicionais como o lombo de burro, evidenciou a preocupação da Amazon em atender o cliente em qualquer lugar, combinando modernidade e adaptabilidade. A visita foi considerada muito proveitosa, enfatizando a importância dos princípios que norteiam a tecnologia e o foco no cliente”, destacou Juedir.
História da PX Data
Na segunda parte da reunião, Allan Miranda mostrou a história da PX, que nasceu em 2018 oferecendo tecnologia para as empresas de diferentes segmentos através de inteligência artificial e gestão de dados. “Nossa proposta é clara: liberar o consultor de tarefas operacionais para que ele volte a exercer um papel estratégico no negócio. Hoje, no varejo, boa parte dos consultores se perde em demandas do dia a dia, visitas para resolver chamados, problemas técnicos, retrabalho. Com automação, integração e inteligência aplicada, o consultor pode voltar a focar no que importa, que é apoiar a loja a vender mais”, afirmou.

De acordo com ele, o diferencial da PX, voltado para o atendimento ao setor de varejo, especificamente, está na integração completa entre o ponto de venda e a área de planejamento das empresas, garantindo que todas as vendas realizadas nas lojas sejam processadas de forma automatizada para contas a pagar, contas a receber e emissão de boletos. Para empresas que atuam com fraqueados, Allan acrescenta que todo o relacionamento digital entre franqueador e franqueado acontece pelo aplicativo da PX ou pela plataforma web. “A digitalização total dessa cadeia fortalece processos, assegura governança e reduz falhas. Mesmo lojas sem integração de pontos de venda conseguem operar por upload de arquivos, mantendo a padronização”, disse.
