Conselhos Empresariais

home

Conselho de Cultura recebe o cônsul da República Dominicana e a artista Anna Costa e Silva

O Conselho Empresarial de Cultura da ACRJ, em sua última reunião, realizada dia 15/10, recebeu o cônsul da República Dominicana no Rio de Janeiro, Roberto Rubio, e a artista Anna Costa e Silva.

Roberto Rubio falou sobre as relações culturais entre a República Dominicana e o Brasil, que mantém laços diplomáticos desde 1902. “Considero a dimensão cultural a mais relevante dessas relações, pois é ela que verdadeiramente conecta os povos e fortalece o entendimento mútuo. Ele destacou que a República Dominicana é o único país do Caribe com representação diplomática no Rio de Janeiro, o que, em sua opinião, amplia a presença no estado e reforça o compromisso com o intercâmbio cultural e a cooperação entre as duas nações.

Anna Costa e Silva, Sergio Costa e Silva, Reinaldo Paes Barreto e Roberto Rubio

Em seguida, a artista Anna Costa e Silva fez uma palestra falando sua trajetória e sua obra, que passa pelas artes visuais, performance, pelo cinema. Graduada em Cinema e mestre em Artes Visuais pela School of Visual Arts (Nova York), Anna acumula diversos prêmios e já expôs em instituições como Centro Cultural Hélio Oiticica, Sesc Copacabana, Casa França-Brasil, Parque Lage, participou da 13ª Bienal do Mercosul e foi artista visitante na Delfina’s Foundation em Londres em 2025. É professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e do Ateliê Fotô, dirigiu a série documental “Olhar” para o Canal Arte1 e tem trabalhos em coleções públicas e privadas, entre elas o Museu de Arte do Rio e o Instituto Moreira Salles. Anna também participou da equipe dos filmes  “Cinco vezes favela”, de Cacá Diegues e “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, entre outros.

O conselheiro Steve Solot fez um balanço do projeto “Fazendo meu primeiro filme”, e adiantou uma parceria com a Federação de Associações de Favelas do Rio de Janeiro Faferj) para a realização de cursos, a partir de março de 2026, em 10 favelas, com apoio das Associações de Moradores dessas localidades. Segundo ele, esta parceria vai permitir que mais moradores de comunidades do Rio de Janeiro sejam atendidos pelo projeto. Esta parceria foi possível graças à atuação do conselheiro Bruno Teté, que fez a articulação com a Faferj.

No final da reunião, a Conselheira Vanda Klabin sugeriu que o Conselho faça um convite ao artista Carlos Vergara para que faça uma palestra sobre o “Outro lado da Cultura”, em novembro. O presidente do Conselho encerrou a reunião propondo que o encontro de dezembro seja um almoço de confraternização com a escolha do local feita pelo conselheiro Reinaldo Paes Barreto.

Assista a reunião na íntegra aqui