Notícias
Presidente Josier Vilar no estande da ACRJ no espaço Rio de Conexões

III Fórum Rio Empreendedor: um Rio em permanente movimento

O III Fórum Rio Empreendedor reafirmou o papel da ACRJ como ponto de encontro entre os diferentes agentes que constroem o desenvolvimento do estado. Em dois dias de evento, dias 8 e 9 de outubro, o público acompanhou debates sobre temas estratégicos e também vivenciou experiências que conectaram história, cultura e oportunidades de negócios.

Mais do que um ciclo de mesas e painéis, o Fórum se transformou em uma vitrine do que o Rio tem de melhor: sua capacidade de se reinventar, unir tradição e futuro, criar pontes entre setores diversos. Os espaços interativos — Rio de Trajetórias, Rio de Conexões, Rio de Sabores, Rio da Economia Solidária e Rio de Ideias — deram vida a essa proposta de integração.

No espaço da ACRJ, uma área dedicada ao Barão de Mauá atraiu o público para registrar momentos ao lado do maior empresário do século 19. Além disso, a Associação Comercial apresentou seu projeto Ninho do Empreendedor, uma iniciativa estratégica que nasce para transformar a experiência de quem deseja empreender ou expandir seu negócio no estado do Rio de Janeiro e que estará funcionando a partir do ano que vem no prédio da ACRJ.

O Rio de Trajetórias apresentou uma linha do tempo imersiva que celebrou a história da Associação Comercial e o legado do empresariado fluminense, mostrando como passado e futuro se entrelaçam no desenvolvimento do estado.

No Rio de Conexões, o público encontrou um ambiente pulsante de networking e novos negócios, aproximando empreendedores, investidores e produtores de diferentes regiões. Já o Rio de Sabores encantou pela experiência sensorial: um espaço dedicado à gastronomia local e aos produtos artesanais que expressam a identidade e a criatividade do estado. O Rio da Economia Solidária, foi um espaço colaborativo que reuniu empreendedores do Conselho Empresarial de Comunidades, Economia Solidária, Microempreendedorismo e Terceiro Setor da ACRJ para apresentar seus produtos e serviços. O Rio de Ideias se destacou como um palco de trocas criativas, debates inspiradores e experiências de cocriação voltadas para inovação e sustentabilidade.

Confira os momentos do evento aqui

Os vídeos das palestras estão disponíveis do Canal ACRJ Divulga no YouTube. Acesse aqui


Fotos: Adolfo Castro