Conselhos Empresariais
Os comitês temáticos foram instalados e já começaram a trabalhar

home

Comitês temáticos são estruturados pelo Conselho de Comércio Exterior

O Conselho Empresarial de Comércio Exterior da ACRJ se reuniu, dia 19 de setembro, e estruturou os comitês temáticos que vão trabalhar para consolidar o Rio de Janeiro como destaque no cenário nacional e global e como hub de negócios, inovação e desenvolvimento.

A reunião foi coordenada pela presidente do Conselho, Célia Regina, e o vice Pedro Rafael, que dividiram os conselheiros em três comitês: o de Regimes Especiais e Repetro, de Relações Internacionais e o de Exportação, de acordo com a atuação de cada membro.

Célia Regina reforçou o posicionamento do Conselho de transformar o Rio de Janeiro em um polo logístico, aproveitando sua vocação natural e posição estratégica. “Não precisamos competir com outros estados pela produção de bens, mas podemos destacar o estado como referência em logística, conectividade e integração de mercados”, disse.

Segundo ela, o estado reúne condições únicas e está próximo a Minas Gerais e ao Vale do Paraíba, regiões altamente produtivas que, muitas vezes, escoam sua produção por Santos, em São Paulo. “Essa rota, considerada pouco eficiente, pode ser redirecionada para o Rio, aproveitando o potencial de seus portos, aeroportos e infraestrutura. A capital fluminense, além de sua posição geográfica privilegiada, concentra serviços especializados e mão de obra qualificada, o que fortalece ainda mais seu protagonismo logístico” afirmou Célia.

Nesse movimento, de acordo com ela, a ACRJ também avança no campo das relações internacionais, reconhecendo a importância do diálogo com embaixadas e consulados na atração de novos investimentos. Um exemplo emblemático é a retomada da parceria com o Equador, por meio de seu atual embaixador, que já havia servido como cônsul no Rio e tem uma forte ligação com a cidade. “Essa reconexão reforça a credibilidade da ACRJ como espaço de articulação global e porta de entrada para empresas estrangeiras interessadas no mercado brasileiro”, acrescentou a presidente.

Durante o encontro, cada comitê desenvolveu metas e objetivos para os próximos dois anos. Entre os focos dos comitês estão a utilização de incentivos fiscais e regimes especiais, que oferecem condições competitivas para empresas se estabelecerem no estado; a defesa de benefícios, como o Repetro, considerado fundamental para manter a competitividade frente a outros estados que disputam os mesmos investimentos; a questão da reforma tributária; a ampliação das relações com os Consulados sediados no Rio de Janeiro; oportunidade de novos negócios em comércio exterior para ampliar a oferta de empregos, entre outros.