O presidente do Conselho Empresarial da Renovação do Centro do Rio e da Ordem Pública da ACRJ, Carlos Roberto Osorio, participou, dia 29 de agosto, na Casa Firjan, do seminário “Qualidade do gasto público e a segurança pública para o ambiente de negócios”, organizado pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Câmara dos Deputados, o encontro apresentou três painéis, e tratou, entre outros temas, de políticas públicas e qualidade de gastos, reforma administrativa, indicadores de segurança e inteligência artificial. O evento contou a presença de empresários, parlamentares, autoridades e especialistas.
Carlos Osorio representou o presidente da ACRJ, Josier Vilar, e integrou a mesa sobre Pequenas, Médias e Grandes Empresas: a Construção de Cadeias Produtivas, mediada pelo deputado federal Luiz Gastão (PSD/CE). O evento também contou com a presença do presidente do Conselho Superior da ACRJ, Ruy Barreto Filho.
Em sua apresentação, Osorio também abordou o tema da segurança pública como um inibidor do crescimento de pequenas e médias empresas no Rio de Janeiro e diversos outros estados brasileiros. Aproveitando a presença da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Câmara dos Deputados, ele pediu prioridade para a avaliação e votação dos projetos que tratam do aperfeiçoamento do sistema de segurança pública, como a PEC da Segurança.

Os participantes abordaram a questão do impacto da IA, que deve provocar um redirecionamento na gestão das empresas e em relação à capacitação e preparação dos trabalhadores, entre outros assuntos sobre o tema. Também participaram deste painel junto com Carlos Osorio, o deputado federal Zé Neto (PT/BA); Sérgio Gusman, presidente da Agência de Fomento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Estado do RJ (Agerio); Guilherme Mercês, consultor da Fecomércio RJ; Rodrigo Moccia, diretor de relações governamentais da Ambev; e Robson Carneiro, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Rio.
Com Informações do site da Firjan
Fotos: Paula Johas