Conselhos Empresariais
Paulo Ganime, ao lado do vice Luiz Guilherme Dias, é o novo presidente do Conselho

home

Projetos estratégicos vão impulsionar o trabalho do Conselho para atrair investimentos para o Rio

Realização de eventos, reativação do Rio Investor Day, apoio à Nova Bolsa do Rio e seleção de índices econômicos de confiança para acompanhamento são alguns dos projetos estratégicos que farão parte da pauta do Conselho Empresarial de Desenvolvimento Econômico e Mercado de Capitais da ACRJ para os próximos dois anos. A primeira reunião para o biênio 2025/27, realizada dia 20 de agosto, foi coordenada pelo presidente Paulo Ganime e o vice-presidente Luiz Guilherme Dias. Ao final da reunião, os membros foram diplomados pelo vice-presidente da ACRJ, Laudelino Mendes.

Paulo Ganime destacou a necessidade de fortalecer a atuação do grupo e estabelecer metas concretas para os próximos meses, ressaltando a importância do trabalho conjunto. Ele solicitou aos conselheiros que contribuam com sugestões, propostas e novos nomes para integrar o conselho. “Contamos com a colaboração de todos para construir um Conselho atuante e conectado com os desafios do setor. Queremos sair do campo das ideias e avançar com entregas concretas”, afirmou.

O vice-presidente Luiz Guilherme descreveu brevemente os objetivos do seminário “Mercado de Capitais: o motor do crescimento social e econômico”, que deverá ser realizado no final deste ano ou início de 2026. Ele destacou a discussão sobre o mercado de capitais como catalisador do desenvolvimento, que é mais do que um ambiente de investimentos e pode ser um motor de financiamento para empresas, inovação e infraestrutura, reduzindo a dependência de recursos públicos e impulsionando setores estratégicos para o Rio.

Os conselheiros também falaram sobre os Índices Econômicos de Confiança, considerados uma ferramenta importante para impulsionar a economia do município do Rio de Janeiro e que poderá reforçar o papel da ACRJ como uma fonte de inteligência econômica estratégica. Eles também avaliaram que os índices podem ser usados pela Associação para influenciar políticas públicas, atrair parceiros estratégicos e apresentar demandas setoriais aos governos e ainda agregando valor para os associados.

Outro ponto debatido foi a proposta de revitalizar o Rio Investor Day, evento que marcou época ao reunir investidores estrangeiros e líderes do mercado de capitais em 2011 e 2012. A meta agora, segundo os conselheiros, é transformar o Rio Investor Day em um evento anual, com foco em atrair novos investimentos e apresentar o potencial econômico do Rio.

Os próximos passos definidos foram: definir um plano de trabalho com metas objetivas para curto e médio prazo; promover maior integração com os demais Conselhos da ACRJ, otimizando agendas e fortalecendo a troca de experiências; se aproximar os Associados para apoio e parcerias; transformar discussões em entregas concretas, consolidando a atuação do Conselho como agente ativo no desenvolvimento econômico; avançar em projetos de inovação, reforçando a imagem do Rio como ambiente competitivo e atrativo para investimentos; ampliar a base de conselheiros, convidando novos nomes do setor econômico e financeiro, entre outros.