Conselhos Empresariais

home

Conselho aborda a realização de eventos e parcerias e debate o futuro das profissões

Reunido dia 13 de agosto, o Conselho Empresarial de Cultura da ACRJ abordou diversos temas de interesse. O presidente do Conselho, Sergio da Costa e Silva, abriu o encontro agradecendo a presença de um grande número de membros e deu boas-vindas ao embaixador Eduardo Prisco Paraíso Ramos, que retornou do posto na Embaixada brasileira da Eslovênia e agora participará das reuniões do Conselho de forma presencial.

Na sequência, o conselheiro Mauro Wainstock falou sobre a importância do network que gera valor em sua palestra “Networking e marca profissional”. Ele mostrou alguns exemplos de sucesso, e também de fracassos, a importância da adaptação às novas tecnologias e habilidades comportamentais, de se transformar o tempo todo na carreira e de ser resiliente na busca de um objetivo. Confira aqui a apresentação da íntegra.

Mauro Wainstock falou sobre networking e marca profissional

O conselheiro Steve Solot, idealizador do projeto do curso “Fazendo Meu Primeiro Filme, fez um balanço da iniciativa, que está encerrando as turmas no Degase e no município do Rio, com os alunos selecionados pela Secretária Especial da Juventude-JuvRio da Prefeitura do Rio. Em breve novas turmas em Maricá, na Comunidade do Vidigal e Petrópolis serão iniciadas. Nas edições anteriores, o projeto atendeu jovens de 16 Comunidades nos municípios do Rio, Búzios e Nova Iguaçu. Segundo Steve Solot, graças ao novo acordo com o Latin American Training Center, dirigido por ele, filmes selecionados de todas as edições dos cursos serão disponibilizados, com legendas em inglês, na nova plataforma de streaming MAB+, sediada em Los Angeles.

Em seguida, a conselheira Yvone Bezerra de Melo atualizou os membros sobre o Programa Uerê, que une educação, música e ações sociais, e a Camerata Uerê, que iniciou sua trajetória há 12 anos junto com o Música no Museu e em outubro se apresentará na França e em Portugal. A metodologia Uerê começou no Complexo da Maré, no Rio, conquistou reconhecimento em São Paulo e agora será implementada também no México. Yvone citou ainda sobre a exposição de fotografia realizada em Paris, que ficou em cartaz por três meses e mostrou a força das produções visuais criadas por jovens participantes, e agora busca apoio para se apresentar no Rio, talvez na própria sede da ACRJ.

Os conselheiros também debateram a realização de eventos e o presidente Sergio da Costa e Silva informou que o Conselho de Cultura da ACRJ iniciou parceria com a Câmara Americana de Comércio para o Rio de Janeiro (Amcham Rio), ampliando sua atuação e fortalecendo o intercâmbio cultural e institucional entre as entidades. “Essa aproximação com a Câmara Americana representa um avanço inédito e abre espaço para a realização de eventos conjuntos, fomentando o diálogo e os negócios entre o setor cultural e o meio empresarial”, explicou.

Sergio da Costa e Silva e Reinaldo Paes Barreto, vice-presidente do Conselho

As primeiras ações serão a participação do Conselho no seminário sobre entretenimento e turismo, dia 20 de agosto, e na tradicional iniciativa de pré-estreia de filmes promovida pela Amcham Rio, que há anos reúne público qualificado, promove networking e gera conexões estratégicas, que acontecerá dia 1º de setembro. Esses encontros oferecem, além de grandes produções cinematográficas, a oportunidade de interagir com líderes e formadores de opinião, criando um ambiente favorável para parcerias e projetos colaborativos.

Outro tema abordado na reunião foi a produção do Podcast do Conselho, que receberá sugestões de nomes para a participação nos programas. Uma das propostas é mostrar os bastidores e a complexidade de organizar atividades culturais e corporativas, evidenciando o esforço e a expertise da equipe da ACRJ, revelando todos os elementos que estão por trás de uma produção.

Encerrando a reunião, Sergio da Costa e Silva ressaltou o trabalho da equipe da ACRJ. “Mesmo diminuta, esta equipe leva a contento todas as tarefas da Associação Comercial”, elogiou.