O Conselho Empresarial de Inovação e Transformação Digital da ACRJ está desenvolvendo um projeto-piloto com o objetivo de fomentar a cultura da inovação entre empresas associadas, especialmente micro e pequenas empresas (PMEs). A proposta, discutida durante a reunião do dia 6 de agosto, é posicionar a ACRJ como uma plataforma de indução de inovação, contribuindo para o fortalecimento do ambiente de negócios no Rio de Janeiro.
O presidente do Conselho, Julio Urdangarin, informou que será solicitado um levantamento da base de associados para subsidiar as próximas ações com o objetivo de mapear dados como porte, segmento de atuação e número de funcionários das empresas vinculadas à ACRJ. “Essas informações permitirão traçar um perfil mais preciso das empresas e orientar os projetos com base em demandas reais”, explicou.
Ele acrescentou que o projeto será apresentado aos demais conselhos da ACRJ nas próximas semanas e, paralelamente, será iniciada a articulação com instituições como Sebrae, Finep e outras para garantir suporte técnico, crédito e ferramentas de capacitação. “Com essa iniciativa, a ACRJ reforça seu papel como indutora de desenvolvimento, apoiando a inovação e a competitividade das empresas fluminenses, especialmente aquelas que enfrentam desafios para crescer e se manter atualizadas diante das transformações do mercado”, disse.
Como marco inicial do projeto, está prevista a realização de um evento de Inovação, ainda este ano, na sede da ACRJ. A programação, com dois dias de duração, incluirá oficinas práticas, mentorias gratuitas, painéis temáticos com especialistas e uma feira de soluções voltada às PMEs. “A expectativa é reunir 50 micro e pequenas empresas nessa primeira edição. O evento será estruturado de forma a permitir que as empresas identifiquem seus desafios, e em uma segunda fase, se conectem com soluções e saiam com um plano de ação para aplicar em seus próprios negócios”, disse o presidente do Conselho”.
O projeto também prevê a conexão entre empresas maduras e startups em estágio de crescimento, para essas possam apresentar soluções inovadoras adaptadas às necessidades das empresas, gerando valor mútuo. A ideia é que a ACRJ atuará como ponte entre essas empresas, promovendo um ambiente colaborativo, de acordo com os conselheiros.