Conselhos Empresariais
Joselaine Rampini falou sobre as formações do futuro

joselaine

Formação profissional, educação e inovação foram temas de debate no Conselho

A gerente da Firjan SENAI SESI, Joselaine Rampini, foi a convidada da reunião do Conselho Empresarial de Desenvolvimento Humano e Educação Corporativa da ACRJ, realizada no dia 31 de julho e coordenada pelo presidente do Conselho, Roberto Godinho, e pela vice-presidente, Maíra Pimentel. O encontro contou com a presença do vice-presidente dos Conselhos Empresariais, Juedir Teixeira, e da vice-presidente de Comunicação, Jacyra Lucas.

Joselaine Rampini, Roberto Godinho, Maíra Pimentel e Juedir Teixeira

Joselaine Rampini falou sobre as formações profissionais através das escolas do Sistema Firjan e apresentou um panorama da atuação da instituição na área de educação básica e profissional. De acordo com ela, a inovação está no centro da estratégia educacional da Firjan SENAI, com iniciativas como o FabLab (laboratório de prototipagem rápida), o Grand Prix de Inovação, o programa SAGA SENAI, e o Inova SENAI, que estimulam a criatividade e o empreendedorismo entre os alunos. A gerente adiantou que ainda este ano será inaugurado o Centro de Referência DigiTech, uma unidade voltada exclusivamente à Tecnologia da Informação, com foco em Inteligência Artificial, Computação em Nuvem, Cibersegurança e Experiências Imersivas.

Em 2024, Joselaine informou que foram registradas mais de 118 mil matrículas na Firjan Senai, sendo 71% dos alunos oriundos de escolas públicas. O Senai, com mais de 80 anos de atuação no estado do Rio de Janeiro, oferece um portfólio que inclui Aprendizagem Profissional, Qualificação e Aperfeiçoamento, Cursos Técnicos de Nível Médio, Especialização Técnica e Iniciação Profissional. São 29 unidades fixas e 30 unidades móveis, abrangendo mais de 30 áreas tecnológicas. “Sua metodologia é pautada pelo desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, aliando teoria e prática em situações reais de aprendizagem”, explicou.

Segundo ela, o modelo articulado entre SESI e SENAI permite que jovens tenham acesso a um Ensino Médio integrado com cursos técnicos em áreas como Mecatrônica, Tecnologia da Informação, Energias Renováveis, Áudio e Vídeo, entre outras. Acesse aqui a apresentação na íntegra.