O Conselho Superior da Associação Comercial do Rio de Janeiro realizou nesta 5ª feira, dia 15 de maio, as Eleições da ACRJ para o Biênio 2025/2027 com chapa única. O presidente da ACRJ, Josier Vilar, foi reeleito por unanimidade para um novo mandato e escolherá os vice-presidentes em junho.
Para o Conselho Superior, também foram reeleitos por unanimidade Ruy Barreto Filho, como presidente; Marta Arakaki, vice-presidente; e Marco Antonio Moreira Leite, diretor-secretário.

A coordenação da mesa dos trabalhos ficou à cargo dos beneméritos Eduardo Garcia e Laudelino da Costa Mendes Neto. Os beneméritos Áureo Ricardo Salles e Abel Mendes Pinheiro Júnior foram os escrutinadores da votação.


Assembléia Geral
Nesta 6ª feira (16/5) será realizada a reunião da Assembleia Geral com a participação dos Grandes Beneméritos, Beneméritos e Associados em dia com seus Direitos Sociais para deliberação sobre a Eleição dos membros do Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Suplentes para o Biênio 2025/2027 (conforme estabelece o Estatuto – Artigos 27 e 28, Inciso I, parágrafos 1º ao 3º, combinado com o Art. 72 letra “e”).
Discurso de agradecimento do presidente Josier Vilar após a eleição
Senhoras e Senhores,
É com grande honra que recebo a confiança renovada para conduzir mais um mandato à frente da nossa Associação Comercial. Agradeço profundamente a cada um que, direta ou indiretamente, tem contribuído para essa jornada de reconstrução e modernização institucional.
Muito particularmente eu queria deixar a minha gratidão ao meu querido amigo Ruy Barreto Filho, que tem sido um grande parceiro nesses dois últimos anos, à Marta Arakaki e ao Marco Antônio, e em nome deles a todos do Conselho Superior, assim como aos vice-presidentes e diretores que têm me ajudado demais nessa jornada.
Nos últimos anos, tomamos decisões difíceis, mas necessárias, para viabilizar a modernização do nosso parque tecnológico. Com o apoio fundamental do Conselho Fiscal, conseguimos iniciar uma verdadeira transformação digital. Hoje, já colhemos frutos concretos com a implantação do nosso novo sistema de gestão, que trará mais transparência, controle e agilidade nos processos da Casa de Mauá.

Graças à dedicação dos nossos vice-presidentes, diretores e colaboradores, esses últimos poucos, mas comprometidos, conseguimos avançar mesmo com escassez de recursos financeiros e operacionais. Essa equipe tem sido o pilar da nossa resiliência.
Estamos também revitalizando nossa sede histórica, com obras estruturais viabilizadas por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio decisivo da Light. Restauramos sistemas de segurança, climatização e começamos a estruturar o projeto de captação de recursos para a completa restauração do edifício.
Nossa meta é entregar, ao final deste mandato, um prédio inteligente, sustentável, com captação solar, reuso de água e tecnologia de ponta, um marco em celebração ao centenário da arquitetura Art Déco no Brasil.
Mas nosso compromisso vai além da infraestrutura. Nosso maior desafio é tornar a Associação Comercial novamente protagonista do ambiente empresarial fluminense. Precisamos atrair mais empresários, reforçar nossa base associativa com nomes genuinamente comprometidos com o desenvolvimento do Rio de Janeiro.
Estamos prestes a inaugurar, na Rua Buenos Aires, um espaço voltado ao empreendedorismo e à inteligência competitiva, a Loja do Empreendedor. Um centro para oferecer dados estratégicos a quem deseja empreender na cidade com base em informação qualificada, reduzindo riscos e estimulando o crescimento econômico real.
Destaco aqui o apoio institucional da Prefeitura do Rio, especialmente na atração de investimentos para data centers e na instalação da nova Bolsa de Valores no da cidade, que contou com a participação ativa da Associação Comercial. São ações estratégicas que recolocam o Rio no mapa da inovação nacional.
Nosso papel é claro: integrar forças com a Firjan, Fecomércio, Sebrae e demais entidades do setor produtivo. Somente unidos conseguiremos transformar o Rio em um polo de inovação e referência nacional. A história nos cobra essa responsabilidade e precisamos estar à altura.
Agradeço especialmente aos vice-presidentes Eduardo Rebuzzi e Humberto Filho, aos conselheiros que lideram os nossos 25 Conselhos Empresariais, e a todos os que acreditam neste projeto coletivo.
Reafirmo, por fim, meu compromisso de continuar trabalhando com seriedade, dedicação e visão de futuro. Que possamos, juntos, transformar essa casa centenária em símbolo de modernidade, inovação e excelência em gestão associativa.
Muito obrigado a todos. E que Deus nos abençoe neste novo ciclo.
Josier Vilar
Confira alguns momentos da reunião que reelegeu a Presidência do Conselho Superior e da ACRJ



