A série “Café com Cônsul” recebeu, dia 8 de maio, na sede da Associação Comercial do RJ, a cônsul-geral da Bélgica, Caroline Mouchart. A iniciativa do Conselho Empresarial de Relações Internacionais e Comércio Exterior da ACRJ contou com a presença dos presidentes da ACRJ, Josier Vilar, do Conselho, Michelle Fernandes, da vice, Ana Lúcia Loureiro, do diretor da Câmara de Comércio e Indústria Belgalux-Brasil (Belgo-Luxemburgo-Brasileira), Bruno Vermeiren, empresários, conselheiros e convidados.
Michelle Fernandes abriu o encontro destacando a parceria comercial que já existe entre o Brasil e a Bélgica na exportação de produtos, como minério de ferro, suco de laranja, soja e café, e na importação de bens de alto valor agregado belgas, como produtos farmacêuticos, químicos e equipamentos industriais. “Essa parceria é fortalecida por acordos no âmbito da União Europeia e pelo interesse mútuo em promover o comércio sustentável e a inovação tecnológica. A cooperação entre Brasil e Bélgica representa um elo estratégico entre a América do Sul e a Europa no contexto geopolítico atual”, destacou Michelle.

A cônsul Caroline Mouchart fez uma breve apresentação sobre o país e os acordos comerciais com o Brasil, assim como as possibilidades de negócios entre os dois países, em especial com o Rio de Janeiro. Segundo ela, a Bélgica é um dos destinos preferidos dos investidores e ocupa a 8ª posição no mundo, tanto ao nível das exportações como das importações (Dados da OMC 2023). Com 200 milhões de consumidores num raio de 500 quilômetros é beneficiado por sua posição geográfica central e a infraestrutura logística com portos marítimos e interiores, canais, aeroportos, redes ferroviária, rodoviária e de autoestradas. Saiba mais aqui
Ela destacou a relação entre Bélgica e Brasil. “A relação bilateral entre nossos países é sólida. A Bélgica figura entre os maiores investidores estrangeiros no Brasil e mantém a quarta maior presença de mercado global no país. Destacamos, ainda, o expressivo número de empresas brasileiras com operações vinculadas ao Porto de Antuérpia-Bruxelas, evidência concreta da profundidade dessa parceria econômica”, ressaltou.

Josier Vilar ressaltou a importância das relações com o consulado da Bélgica no Rio de Janeiro e da retomada de uma agenda positiva para a cidade. O presidente reforçou o papel estratégico das relações multilaterais na construção de um ambiente favorável aos negócios e ao desenvolvimento econômico da cidade. “A presença da cônsul é sempre motivo de alegria. Seu carisma e acolhimento são fundamentais, tanto do ponto de vista institucional quanto pessoal. Ter representantes consulares com esse perfil só fortalece os laços entre os países”, afirmou.
O presidente da ACRJ lembrou que o Rio precisa urgentemente de uma agenda positiva e essa construção parte da mobilização das lideranças empresariais. “É necessário resolvermos os gargalos de segurança, sim, mas também criar soluções que atraiam investimentos. Precisamos de uma cidade pulsante, viva, que volte a ser protagonista no cenário nacional”, afirmou.

Josier Vilar saudou os presentes, citando o secretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Iguaçu, Mário Lopes. “Temos hoje aqui o secretário Mário Lopes, que sempre nos mostra que a Baixada Fluminense tem muito a oferecer. Precisamos combater estigmas e mostrar as potencialidades de toda a região metropolitana do Rio”, afirmou. E concluiu: “O carioca precisa parar de falar mal da sua cidade. Temos problemas, claro, mas também temos soluções. A vida precisa continuar e os negócios precisam prosperar. Contem com a Associação Comercial para seguir abrindo portas e conectando interesses”.
Encerrando o encontro, os empresários e representantes de empresas presentes fizeram uma breve apresentação sobre seus negócios para a comitiva belga visando futuras parcerias.


