O Conselho Empresarial do Parque da Orla da ACRJ, reunido nesta 3ª feira (15/4), recebeu o presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal do Rio, vereador Flávio Valle, e os subprefeitos da Zona Sul, Bernardo Rubião, e da Barra da Tijuca, Leandro Marques, para discutir propostas para o desenvolvimento do turismo na cidade do Rio de Janeiro, especialmente da orla da cidade.
Abrindo o encontro, o vereador Flavio Valle adiantou que irá promover uma Audiência Pública na Câmara Municipal para discutir um Projeto de Lei se sua autoria para a criação do Estatuto do Parque da Orla. “Na semana passada, protocolamos um Projeto de Lei para a criação do Estatuto. Queremos construir esse projeto de forma participativa, por meio de audiências públicas, e conto com a presença de vocês como uma das vozes principais nessa construção coletiva. Nosso objetivo é consolidar o estatuto e garantir a efetiva implementação do parque”, afirmou.
Para contribuir com esta iniciativa, o presidente do Conselho, João Marcello Barreto, solicitou aos conselheiros que enviem suas demandas e sugestões sobre o tema. Esta contribuição fará parte de um documento a ser construído pelo Conselho e entregue ao vereador para ser debatido na Audiência Pública.
“Assim, vamos conduzir um trabalho mais assertivo por parte do Conselho, com foco em demandas específicas e realidades locais de cada conselheiro, mas reforçando nosso posicionamento institucional. Vamos elaborar um documento formal, que será previamente compartilhado com todos”, adiantou João Marcello.
O vereador Flavio Valle ainda sugeriu que o Conselho trabalhe com as Subprefeituras a responsabilidade pela condução das ações operacionais na orla, concentrando a articulação institucional no Gabinete da Comissão de Turismo. “Cada um de vocês pode dar sua contribuição e a partir daí, construiremos estruturar uma política sólida, baseada na convergência de interesses. Essa é a essência da política que queremos praticar, com inclusão, diálogo e construção coletiva”, afirmou Flávio Valle.

Como presidente da Comissão de Turismo, o vereador apresentou alguns dados importantes sobre o setor, que em 2024 teve uma arrecadação de R$ 402 milhões em Imposto Sobre Serviços (ISS) e gerou cerca de 100 mil empregos no Rio de Janeiro, evidenciando sua importância para a economia local. “A cidade recebeu quase 11 milhões de turistas de outros estados e até de outras cidades do próprio estado do Rio”, disse.
Entre os fatores que impulsionaram o crescimento estão o investimento em convenções e turismo de negócios, as melhorias na infraestrutura turística, as campanhas de promoção da cidade no exterior, o aumento da conectividade aérea com Galeão e a realização de grandes eventos como a final da Libertadores, a Cúpula do G20, entre outros.
Os subprefeitos convidados reforçaram a parceria com o Conselho e se colocaram à disposição para trabalhar as pautas de interesse dos empresários.

Leandro Marques, subprefeito da Barra da Tijuca, disse que a orla da Barra até Grumari é um dos maiores patrimônios naturais da cidade, e que tem trabalhado para garantir que esse espaço continue sendo bem cuidado, organizado e seguro para todos. “Incentivamos o comércio legalizado e trabalhamos para que a praia seja um ambiente mais organizado e harmonioso para receber cariocas e turistas da melhor forma. Apoiamos o uso de redes legalizadas para esportes na praia, que é um atrativo a mais para o turista. Paralelamente, investimos em campanhas de plantio e preservação da vegetação nativa, valorizando ainda mais a beleza da nossa orla”, destacou.

O subprefeito da Zona Sul, Bernardo Rubião, ressaltou que hoje a Subprefeitura está enfrentando, com soluções inovadoras, problemas históricos, entre eles, o desafio da carga e descarga nas praias. “Ao longo do ano, testamos diversas iniciativas, e muitas deram certo. Foi um período experimental importante. Instalamos quase 30 barras de carga e descarga ao longo da orla do Leme até o final da praia. Essa estrutura se mostrou eficaz, sendo uma das alternativas mais promissoras para organizar o fluxo e garantir segurança para todos”, explicou.
