Conselhos Empresariais

Burocracia para abertura de empresas foi um dos temas da pauta do encontro

O Conselho Empresarial de Inovação, Transformação Digital e Tecnologia da ACRJ se reuniu, dia 26 de março, para dar continuidade à discussão do planejamento de ações e a construção do Observatório de Inovação da Associação Comercial.

O presidente do Conselho, Júlio Urdangarin, e os demais conselheiros, decidiram pela criação do Grupo de Trabalho que será responsável por propor ações de Desburocratização e Alavancagem das empresas, com definição de metas e prazos para o desenvolvimento de ações concretas, que vão priorizar iniciativas que favoreçam o empreendedorismo.

Os membros do Conselho fizeram uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelas empresas no Rio de Janeiro, como a burocracia para abertura de novos negócios, incluindo o alto custo das taxas abertura cobradas pelos Cartórios, em comparação com outros estados que possuem processos mais ágeis e menos burocráticos. Foi sugerido convidar um representante da Junta Comercial para discutir os desafios na abertura de empresas e possíveis soluções.

De acordo com Júlio Urdangarin, a ACRJ pode atuar juntos aos entes públicos e propor a possibilidade de mudanças regulatórias para reduzir os entraves que prejudicam ao avanço das empresas de tecnologia e de outros ramos de atividades na cidade do Rio e no Estado.

Os conselheiros também estão planejando organizar visitas técnicas para firmar futuras parcerias com outras instituições, assim como convidá-las para fazer parte do Conselho.