PHD em Educação e membro do Conselho Empresarial de Educação da ACRJ, Wanda Engel fez um panorama sobre a situação do jovem no mercado de trabalho, falando sobre a Lei do Aprendiz. Durante a reunião mensal do Conselho, realizada dia 26 de março, ela fez a palestra “Inclusão produtiva do Jovem: a Lei do Aprendiz” e listou algumas ações que a ACRJ pode liderar e se tornar protagonista para facilitar a inclusão produtiva do jovem.
“A Associação Comercial pode ser protagonista deste movimento e formar uma parceria multisetorial, criando um pacto pela juventude, envolvendo não somente este Conselho de Educação, mas os demais conselhos da Casa, o Poder Público, as empresas, universidades, formadores de opinião, enfim, todos que possam ajudar a construir uma agenda comum nesta área”, afirmou.

De acordo com ela, um papel fundamental que a Associação pode desempenhar é atuar como advocacy junto a empresas associadas para promoção, ou expansão, de programas voltados a oportunidades de inclusão para jovens, como aprendiz e estagiário. Ela acrescentou que a ACRJ também pode incentivar as empresas a mudar a forma de recrutamento, que hoje é basicamente feita por indicação interna, e que passe a ser viabilizada por meio de parcerias com escolas ou ONGs.
Ela chamou a atenção para o ciclo de reprodução da pobreza que acontece em muitas famílias de baixa renda. “E como podemos quebrar este ciclo? Através da educação, garantindo, aos jovens a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de valores, habilidades e atitudes fundamentais à sua inclusão produtiva, e criando estratégias que possibilitem a inserção e permanência do jovem pobre no mercado de trabalho, através do emprego ou do empreendedorismo”, explicou.

Ela ainda mostrou alguns dados sobre a trajetória dos alunos mais pobres desde o ensino fundamental até a universidade. De 100 alunos que iniciam seus estudos, apenas 40 ingressam no Ensino Superior e somente 24 se formam. “Desde 2016 a escolaridade é obrigatória até os 17 anos, mas 481 mil alunos estão fora da escola entre 15 e 17 anos”, disse.
Confira a apresentação completa aqui
