O embaixador da República Democrática Federal da Etiópia no Brasil, Leulseged Tadese Abebe, foi recebido nesta 6ª feira (31/1), pelo presidente da ACRJ, Josier Vilar, e do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho, além de membros da diretoria da Casa de Mauá e convidados.
No encontro, o embaixador Tadese Abebe apresentou algumas características de seu país e mostrou interesse em firmar futuras parcerias com instituições do Rio de Janeiro, entre elas, a Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Entre as áreas de interesse do país africano estão Saúde, Tecnologia e Inovação, Educação e Turismo. O presidente Josier Vilar colocou a ACRJ à disposição da Embaixada da Etiópia para avançar nas discussões sobre projetos que poderão ser desenvolvidos em conjunto nas áreas mencionadas. Uma das sugestões é a realização de uma Rodada de Negócios com a participação de empresas do Rio e da Etiópia no 2º semestre.
Também foi sugerido ao embaixador que possa viabilizar voos diretos entre o Rio de Janeiro e a capital Adis Abeba, que poderá aumentar o fluxo de turistas para o país. Hoje, segundo o presidente do Conselho de Turismo da ACRJ, Savio Neves, cerca de 400 mil brasileiros visitam a África, especialmente África do Sul, Quênia e Angola. Josier Vilar lembrou que um voo direto Rio-Adis Abeba pode tornar a Etiópia a porta de entrada para os brasileiros que visitam o país.
O encontro foi encerrado com o compromisso da Embaixada e da ACRJ em definir um grupo de trabalho para avançar em breve nas discussões para a realização de ações conjuntas.