Uma delegação de 11 empresários chineses, membros da Associação de Comércio de Xangai, liderada pelo presidente da instituição, Nie Jianming, participou de uma reunião, dia 21/11, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Os empresários foram recebidos pelo presidente da ACRJ, Josier Vilar, e integrantes da diretoria e dos Conselhos Empresariais da Casa de Mauá que fizeram uma apresentação sobre suas áreas de atuação para os empresários chineses.
Ao dar as boas-vindas aos visitantes, o presidente Josier Vilar destacou as oportunidades de negócios entre empresários do Rio de Janeiro e de Xangai em diversas áreas e focou especialmente na questão do acesso da população aos vários serviços.
“Acesso é a palavra-chave que norteia as nossas atividades. Então, tudo o que vamos discutir com os representantes de Xangai, eu gostaria que tivesse esse propósito. Se vamos discutir habitação, educação, saúde, é muito importante abordar como garantir o acesso da população a esses e outros serviços de forma equânime”, ressaltou.
E acrescentou: “o que desejamos é que todas as pessoas, seja no Brasil ou na China, possam ter acesso a uma energia renovável, a uma habitação digna, a um transporte adequado, à segurança de qualidade, que garanta a todos nós a vida, a liberdade e a prosperidade. Esse é o nosso propósito na Associação Comercial do Rio de Janeiro”, afirmou.
O objetivo do encontro da comitiva chinesa foi conhecer as oportunidades de negócios para empresas chinesas no Brasil. Já visitaram São Paulo e agora estão se reunindo com associações e empresários do Rio. A Associação de Comércio de Xangai foi fundada há oito anos e possui mais de 700 empresas associadas que atuam em áreas como imobiliária, arquitetura, engenharia, energia, financeira, tecnologia, saúde, moda e outras. “Um dos nossos motivos para esta viagem foi conhecer melhor o Brasil. E, através deste encontro, temos uma ideia sobre onde podemos investir”, disse o presidente Nie Jianming.
Josier Vilar acrescentou que a indústria da inovação, entre outras, é uma grande oportunidade de parceria entre os empresários de Xangai e do Rio de Janeiro. “É pela indústria da inovação que nós conseguiremos suportar todos os demais segmentos. Na área da saúde, especificamente, como garantir uma só saúde para o mundo inteiro? One world, one health, ou seja, ter uma saúde que seja igualitária do ponto de vista do acesso para toda a população mundial. Este é um desafio global para todos nós”, afirmou.
Participaram da reunião o presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho; a diretora Aspásia Camargo; os presidentes dos Conselhos de Energia e Transição Energética, Gabriel Kropsch; do Esporte, Lazer e Desenvolvimento Social, Fabiana Bentes; e do Varejo, Juedir Teixeira; o membro do Conselho Diretor e presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian; o diretor do Sebrae, Sérgio Malta; e o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro-CAU/RJ, Sydnei Menezes.