O Conselho Empresarial das Micro e Pequenas Empresas da ACRJ recebeu, nesta 3ª feira, 15 de outubro, o diretor-executivo do Sicoob Coomperj (Cooperativa de Crédito no Rio de Janeiro), Gustavo Saltiél, que falou sobre Cooperativismo Financeiro: impulsionando seus negócios. Ele foi recepcionado pelo presidente do Conselho, Thör Carvalho, com a participação do vice, Augusto Sérgio Cardoso.
Ele apresentou dados sobre o cooperativismo no mundo, que atualmente reúne 3 milhões de cooperativas e gera 280 milhões de empregos, e destacou a força do Cooperativismo no Brasil, com 7,6 mil cooperativas, a maioria na região Sudeste, e cerca de 7 milhões de cooperados. De acordo com Gustavo Saltiél, o faturamento anual das cooperativas brasileiras é de R$ 68 bilhões com participação no PIB nacional de 6%.
Saltiél explicou que a atuação do Sicoob Coomperj prioriza a oferta de soluções customizadas e orientadas para gerar impacto positivo e sustentável para os cooperados. “Oferecemos produtos financeiros com várias opções de personalização, adaptados ao perfil e às metas de cada cooperado”, completou.
O Sicoob atua em sete áreas: agropecuária; consumo; crédito; infraestrutura; trabalho e produção de bens e serviços; saúde; e transporte. Possui plataforma de investimentos, seguros, consórcio, entre outros serviços voltados aos cooperados. Um dos destaques, segundo o diretor, é o Coopera Marketplace, um shopping virtual com produtos e serviços oferecidos pelos cooperados, diversos benefícios com o Programa de Fidelidade e a facilidade para colocar os produtos na loja. “São mais de 250 mil produtos das mais diversas categorias à disposição na loja virtual”, disse.
Gustavo Saltiél também falou sobre o contexto histórico das Cooperativas, que surgiram na Inglaterra, no século 19. A primeira cooperativa do mundo, segundo ele, a Sociedade dos Equitativos Pioneiros de Rochdale, está localizada na cidade de Rochdale Manchester, na Inglaterra, e é uma referência para o cooperativismo moderno. A cooperativa foi criada por 28 pessoas, sendo uma mulher, e hoje possui um museu que abriga documentos e artefatos que remontam à sua fundação.
Confira a apresentação completa aqui