Em mais uma edição da série “Café Com Cônsul”, o Conselho Empresarial de Relações Internacionais e Comércio Exterior da ACRJ recebeu, nesta 3ª feira, 8/10, o cônsul-geral da República Dominicana, Roberto Enrique Rubio Cunillera.
O cônsul destacou o processo de internacionalização de diversos países, incluindo o Brasil, e os benefícios fiscais e logísticos para empresas brasileiras se estabelecerem na República Dominicana, através do Hub e da Zona Franca, e distribuírem os seus produtos para os mercados norte americano e europeu a partir do país caribenho.
Por sua característica exportadora e localização privilegiada, Roberto Rubio adiantou que o país pretende ser um Hub logístico do Caribe, facilitado pelo transporte de mercadorias por conexão aérea e marítima. O país, de acordo com ele, possui uma infraestrutura de transporte que inclui 12 portos de carga, 8 aeroportos internacionais e 5 portos para navios de cruzeiro.
Ele apresentou as oportunidades de negócios no país e fez um resumo sobre as potencialidades da República Dominicana em diversas áreas. Destacou especialmente a formação de recursos humanos, com mais de 20 mil engenheiros formados nos 48 Centros de Educação do país, e a mão-de-obra que é disponibilizada para as empresas que querem se fixar no país.
Ressaltou ainda as parcerias com empresas e instituições brasileiras, entre elas a Embrapa. Segundo ele, das principais 500 marcas mundiais, cerca de 300 operam zonas francas na República Dominicana.
A estabilidade política do país e o compromisso do Governo em facilitar e incrementar o fluxo comercial, em especial com parceiros como o Brasil, e a legislação favorável às parcerias público-privadas e que protege os investimentos estrangeiros em acordos para a promoção e proteção recíproca de investimentos, também foram abordados por Roberto Rubio.
Ao final da reunião, a presidente do Conselho, Michelle Fernandes, e o vice-presidente Jurídico da ACRJ, Laudelino da Costa Mendes Neto, diplomaram três novas conselheiras. São elas, Mariana Marques Pais Pinto e Rita Fernandes, além de Ana Lúcia Loureiro, que assume o cargo de vice-presidente do Conselho.