Uma manhã de muitas homenagens marcou a entrega do Prêmio Mauá – Empresário do Ano 2024, concedido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro, ao empresário João Barreto, sócio-fundador da Orla Rio, nesta 2ª feira, 1º de julho. O prêmio é concedido pela ACRJ a empresários com negócios estabelecidos no Rio de Janeiro. João Barreto foi eleito por unanimidade pelo Comitê de Elegibilidade por sua atuação como empreendedor visionário, estratégico, inovador e pioneiro em sua área.
O evento contou com a presença da familía do homenageado, representada pelos filhos, Gigi, Daniela e João Marcello, netos, a esposa Michelle Trindade, além de personalidades dos setores empresarial e político, como o presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Carlo Caiado; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, representando o prefeito Eduardo Paes; o presidente do Conselho Superior da ACRJ, Ruy Barreto; além de Grandes Beneméritos e Beneméritos, vice-presidentes, diretores e conselheiros da Casa de Mauá.
“João Barreto é uma dessas figuras que honra o Nordeste, o Brasil e, em especial, o Rio de Janeiro. Um empreendedor determinado, apaixonado e visionário que se transformou, com muito trabalho, em um dos maiores empresários desta cidade e criou esta magnífica estrutura Orla Rio, que contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil, fortalecendo suas iniciativas de ESG que são alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU”, disse o presidente da ACRJ, Josier Vilar, na abertura do evento.
Josier Vilar destacou ainda “sua atuação empreendedora, inovadora e pioneira. É como muita honra que entrego este Prêmio Mauá Empresário do Ano 2024, justamente neste mês, em que a Associação Comercial do Rio de Janeiro completa 215 anos”, completou o presidente da ACRJ.
O empresário é o primeiro homenageado da atual gestão da ACRJ, que completa 215 anos em 15 de julho. João Barreto receberá como prêmio um busto de bronze com a imagem do empresário Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, patrono da ACRJ. O busto é de autoria do artista plástico Edgard Duvivier.
Sobre o homenageado
João Barreto nasceu em 1945, em Peixe Gordo, um pequeno vilarejo praiano no interior do Ceará, próximo à divisa com o Rio Grande do Norte. Foi o caçula de cinco irmãos. Se mudou para o Rio de Janeiro em 1959 e começou a trabalhar como office boy em um escritório de representação de brinquedos.
João Barreto sempre teve um espírito empreendedor. Aos 17 anos, comprou uma máquina de churrasquinho grego e começou seu próprio negócio. Nesta época conheceu a esposa Jandyra e nos anos 60, eles expandiram suas atividades.
Em 1969, formalizaram a empresa Jonn’s Gêneros Alimentícios, que cresceu rapidamente, chegando a operar 315 quiosques na orla carioca. No ano 2000, João Barreto conseguiu a concessão para operar os quiosques na orla do Rio de Janeiro, consolidando sua posição como um dos principais operadores de serviços na praia. A concessão permitiu a expansão dos negócios, padronizando os quiosques e implementando melhorias significativas na infraestrutura e nos serviços oferecidos.
João Barreto foi pioneiro na transformação da orla do Rio de Janeiro em um espaço democrático de lazer e convivência. Sua visão empreendedora e capacidade de mobilização, tornaram-no uma figura central na história da orla carioca. Além de seus negócios, João sempre se manteve próximo da comunidade, sendo um líder respeitado e admirado.
João e Jandyra tiveram três filhos: Daniele, João Marcello e Gigi, que cresceram em meio aos negócios da família e se tornaram grandes parceiros dos pais.
Confira alguns momentos da homenagem.
O evento na íntegra também pode ser acompanhado pelo Canal ACRJ Divulga. Acesse aqui
Fotos: Divulgação ACRJ/Kaique Galiza