O presidente da Concer, Marco Ladeira, foi o convidado da reunião do Conselho Empresarial de Logística e Transporte da ACRJ, dia 16 de maio, que debateu a concessão da BR 040 Rio-Juiz de Fora, uma rodovia importante para o Rio de Janeiro, uma vez que é o caminho para a região da grande Belo Horizonte, principais mercados dos Portos do Rio e Itaguaí. O destaque da reunião foi a retomada das obras da nova subida da Serra de Petropólis, obra paralisada desde 2016.
Marco Ladeira fez uma apresentação sobre a situação atual da rodovia, que atravessa nove cidades – seis municípios fluminenses e três mineiros – e é uma das principais rodovias de escoamento da produção da região Sudeste, que depende fundamentalmente da conclusão das obras da nova pista de subida e adequação da pista de descida da serra de Petrópolis.
De acordo com Marco, com a otimização do contrato com a empresa, a Concer está preparada para iniciar as obras da serra em, no máximo, 45 dias após a assinatura do contrato, e concluí-la em 2028, antecipando em quase três anos as projeções da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em caso de não licitação da concessão, já que a companhia está com o projeto executivo pronto e licenças ambientais, aprovados, atualizados e certificados desde abril de 2024.
Entre as vantagens da retomada imediata das obras, Ladeira cita estudos que demostram uma redução de 90% nas ocorrências de acidentes neste trecho da rodovia, além de melhora no monitoramento do tráfego e a facilidade de reversão nas pistas, já que haverá uma pista de descida paralela. Ele fez questão de apresentar todos os detalhes da operação atual da Concer – que ainda opera a rodovia por decisão judicial, apesar do período original do contrato de concessão ter terminado em 2021.
“Essa reunião de trabalho promovida pela Associação Comercial do Rio de Janeiro é uma importante manifestação da sociedade civil organizada em defesa de uma solução de curto prazo para a retomada da Nova Subida da Serra. Que ela mobilize outros segmentos da sociedade em favor da conclusão da obra o quanto antes. O Rio não pode mais esperar”, disse Marco Ladeira.
“A rodovia BR 040 Rio-Juiz de Fora é emblemática para o Rio de Janeiro e está relacionada diretamente com o dia a dia dos Portos do Rio e Itaguaí, uma vez que o mercado da grande BH concentra 52% das cargas do Porto do Rio. Esta rodovia tem um peso enorme para o estado do Rio e o setor logístico não pode abrir mão do transporte rodoviário de cargas, então é necessário que o governo Federal dê uma solução de curto prazo para esta questão, com a imediata retomada das obras na Serra de Petrópolis, importante estrada para escoamento da produção do nosso estado”, ressaltou o vice-presidente do Conselho, Delmo Pinho