Notícias
Carlos Buqueras, Josier Vilar, Roxana Santoyo, Carlo Barbieri e Fabio Yamada

Integrantes do Oxford Group e Porto Manatee falam sobre oportunidades nos EUA

A ACRJ recebeu, dia 14/5, os integrantes do Oxford Group, centro de apoio ao desenvolvimento e internacionalização de empresas brasileiras no exterior, e do SeaPort Manatee, localizado no leste do Golfo do México, na entrada de Tampa Bay, estado americano da Flórida. O CEO do Oxford Group, Carlo Barbieri; o diretor executivo do SeaPort Manatee, Carlos Buqueras; e a gerente Internacional da SeaPort Manatee, Roxana Santoyo, falaram sobre as oportunidades de negócios para empresários fluminenses nos Estados Unidos e as facilidades oferecidas pelo Porto aos empreendedores. O evento ainda contou com a presença de Fabio Yamada, representando a Select Flórida, uma empresa que atua junto a líderes governamentais e parceiros para o desenvolvimento de empresas na Flórida.

Na abertura do encontro, o presidente da ACRJ, Josier Vilar, destacou a importância de atrair novas empresas para o estado, mas também de dar condições aos negócios já instalados no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, de se internacionalizarem. Para isso, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a ACRJ e o Oxford Group, estabelecendo uma cooperação que vai permitir que as instalações e toda a infraestrutura do Porto Manatee possa ser utilizada pelas empresas associadas à ACRJ. Além disso, para facilitar o atendimento às empresas que buscam informações sobre como investir em solo americano, o Oxford Group, representando o Porto Manatee, se instalará no edifício-sede da ACRJ.

“Não existe uma tradição de incentivo para que as empresas cariocas e fluminenses se internacionalizem. Nós estamos incentivando que elas se qualifiquem cada vez mais para participar de um mercado como o americano, que é altamente competitivo. As empresas precisam estar preparadas do ponto de vista da gestão, de melhoria de processos organizacionais e de governança e de incorporação de tecnologia de uma forma adequada para se qualificar e entrar no mercado americano”, ressaltou Josier Vilar.

Carlo Barbieri enumerou as vantagens competitivas do Porto Manatee, que está muito bem localizado do ponto de vista geográfico, e destacou o ambiente de negócios muito propício, cuja Câmara de Comércio de Manatee se destaca. De acordo com eles, é uma Câmara muito ativa, com cerca de 2.100 empresas que promove um ambiente de oportunidades de networking, marketing e negócios, conectando seus membros com futuros e potenciais investidores.

O encontro na íntegra está disponível o Canal ACRJ Divulga. Acesse aqui

Josier Vilar e Carlo Barbieri assinam o Memorando
Mesa principal do encontro