Notícias

Conselho de Comunidades apresenta planejamento para 2024 e oportunidades de negócios para os conselheiros

O Conselho Empresarial de Comunidades, Novos Negócios e Economia Solidária da ACRJ se reuniu nesta 5ª feira (15/3) para debater a proposta de planejamento das ações do Conselho. O vice-presidente Robson Santos fez uma apresentação com a missão, os pilares, a estratégia e o design organizacional do Conselho, que será divido em Comitês.

Eles foram criados na última reunião com a missão de construir um fluxo de atividades e assim alcançar os objetivos previstos para cada um deles. Foram apresentados os Comitês: Turismo de Impacto, Estratégico, Favelas Sustentáveis, Banco de Talentos & Educação Empreendedora e Eventos. O conselheiro e executivo Omar Santos se voluntariou a fazer a Governança dessa estrutura.

Robson também mostrou as possibilidades de integração com alguns Conselhos Empresariais da ACRJ, citando como exemplo o do Ecossistema do Turismo. Durante o evento Summit de Turismo, realizado pela Casa esta semana, foi mencionado que as Comunidades são stakeholders importantes para viabilizar um turismo de experiência genuinamente carioca. “O nosso Conselho é apoiador direto de um negócio social nesta área, um roteiro turístico para conhecer o lado bom das comunidades cariocas”, disse Robson.

A presidente do Conselho, Célia Domingues, se comprometeu em agendar uma conversa entre Conselhos Empresariais da ACRJ para identificação das possibilidades de parceria, além de reforçar a oportunidade para o turismo de impacto.

Robson acrescentou que há inúmeras ideias a serem criadas envolvendo negócios, projetos, profissionais e a cultura local na do turismo. “Assim, é possível contribuir para que se crie uma agenda positiva para as favelas, contribuindo para que as comunidades sejam vistas também como fábrica de talentos, com capital humano de valor, oportunidades de negócios e muito mais. Além de melhorar a imagem da cidade com um potencial turístico negligenciado”, ressaltou. Essas ações serão organizadas pelo Comitê de Turismo de Impacto.

O vice-presidente ainda apresentou algumas oportunidades para os conselheiros. Como o interesse de uma Organização Social da Índia em disponibilizar seu sistema de educação empreendedora e qualificação de jovens online de ponta, em uma parceria com a ACRJ.

Os membros do Conselho também fizeram uma breve apresentação sobre os seus negócios. São empresas dos setores socioambiental, transição energética  e descarbonizarão de frota e gestão de resíduos, delivery sustentável em áreas carentes, moda sustentável, arte, edutech e muito mais.

“É muito importante estarmos estruturados e organizados para fazer conexões e parceiras entre os próprios conselheiros e com outros negócios da Casa”, disse a presidente Célia.

Robson Santos apresentou o plano para 2024