A mudança da situação atual do Rio de Janeiro está nas mãos dos empresários e da sociedade civil. Esta é a mensagem que o empresário Roberto Medina deixou para a platéia que participou de mais uma reunião de conselheiros da Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Como tem sido de praxe desde a posse da nova presidente, Angela Costa, a ACRJ tem aberto às suas portas para discutir os temas mais relevantes para a cidade e o estado. Desta vez, a pauta foi a importância do turismo.
Medina apresentou o projeto Rio de Janeiro a Janeiro, uma plataforma de eventos que tem como meta gerar um aporte de R$ 6,1 bilhões para a cidade, aumentando em 20% o fluxo de turistas e tendo um impacto direto na criação de 170 mil empregos. “O produto do Rio de Janeiro está pronto para receber o turismo. O Rio é a cara do Brasil e precisa ser cuidado como tal”, lembra o fundador do Rock in Rio. Para alavancar essa meta, o governo federal deve lançar uma campanha punlicitária no começo de dezembro, além de direcionar verbas de patrocínio das estatais para os eventos que farão parte do calendário anual.
Mesmo bastante entusiasmado pela iniciativa, o empresário foi enfático em críticas a burocracia e as dificuldades de empreender no Brasil. “Para fazer o Rock In Rio no Brasil tem 68 órgãos lá dentro para fiscalizar, regulamentar, dar diretrizes. é um absurdo! Temos de trabalhar para diminuir isso.” Lembrou que em outros países como Espanha, Portugal e EUA, a interferência do Estado é mínima, além de darem todo o apoio aos serviços básicos e de infra-estrutura necessários para a execução do evento.
Reclamar, porém, não faz o seu estilo. Ele é do tipo “vai lá e faz” e conclama a todos a participarem: “Temos de fazer a nossa parte como cidadão. Temos de nos mobilizar. Votar melhor nas próximas eleições. Esta é uma missão nossa. Nós que temos de mudar.” E esta inquietação o mobilizou para montar um novo projeto que será realizado em novembro de 2018, no Parque Olímpico: Zaytrons, o Planeta de Andrômeda, um festival que pretende misturar música, games, entretenimento e discussões socioambientais, tendo uma temática alienígena. No vídeo de apresentação, o personagem Akiiva afirma que volta à Terra para resgatar valores como preservação, paz e amor e o local escolhido é o Rio de Janeiro. Com um storytelling digno de um avatar tupiniquim, até uma pista de sky está prometida além de shows do Cirque du Soleil e um campeonato de games.
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Regiane Bochichi
jornalista.