O medalhista olímpico, treinador de vôlei, escritor, economista e empresário, Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, é um dos maiores campeões da história do voleibol brasileiro. São mais de 30 títulos importantes em 22 anos de carreira atuando nas seleções brasileiras feminina e masculina.
Toda esta experiência, Bernardinho apresentou em sua palestra nesta 5ª feira (16/11) na Associação Comercial. Ele foi o convidado do Conselho Empresarial de Jovens da ACRJ para falar sobre liderança para os novos conselheiros diplomados durante a reunião. Bernardinho foi recebido pelo presidente da ACRJ, Josier Vilar, o presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho, o presidente do Conselho de Jovens, Pedro Rafael, e o vice-presidente, Victor Mota.
Uma plateia lotada e atenta para ouvir o ex-atleta e treinador, que abordou sua trajetória vitoriosa, não apenas na área esportiva, mas no setor empresarial. Mas não se furtou a falar sobre fracassos, que, segundo ele, ensinam até mais que o sucesso. Ele falou sobre a cultura de excelência e a competividade presente em diversas áreas da vida empresarial e os conceitos de liderança, motivação, comprometimento e superação, que estão presentes no dia a dia de cada pessoa, seja ela empreendedora ou não. “As crises são excelentes oportunidades para os líderes. E o papel do líder é ajudar a desenvolver o potencial das pessoas”, disse.
Planejamento, disciplina, relacionamento interpessoal e capacitação também foram assuntos abordados pelo empresário, que considera esses temas fundamentais para se ter êxito em qualquer área de atuação profissional. “Não existe empreendedor de sucesso que não seja disciplinado. A disciplina é algo treinável, mas requer consistência, é um dia atrás do outro”, afirmou.
O presidente Josier Vilar destacou a importância da experiência de um líder como Bernardinho para os jovens empreendedores. “Sua vivência é extraordinária e sua experiência tem muito a nos ensinar, especialmente aos jovens do nosso Conselho”, disse. Pedro Rafael destacou o papel de novos líderes no Rio de Janeiro e afirmou que “o Conselho de Jovens da ACRJ tem a missão de contribuir na formação de novas lideranças, sejam no âmbito público ou privado”, acrescentou.
Bernardinho encerrou sua participação falando sobre equilíbrio entre trabalho e família e destacando a mensagem dos três “Efes” (F): “Foco naquilo que é importante e que vocês podem controlar; Força para lidar com a adversidade; e Fé nas pessoas e no seu trabalho. E ressaltou que “ser empreendedor é ter resiliência na veia. Facilidade e conforto não geram crescimento. Não baixem a guarda. Nós vamos cair, aprendam com a queda e voltem melhor”, finalizou.
Fotos: Adolfo Castro