Por Renato Guedes – membro do Conselho Empresarial de Varejo da ACRJ
A época mais aguardada no ano pelos varejistas está chegando. E para ter sucesso e boas vendas é fundamental preparar bem a sua loja neste final de ano! Para que alcance esse objetivo, temos aqui cinco pontos importantes para aproveitar as oportunidades.
Estoque
Para atender ao fluxo dos clientes do período, é crucial garantir que a loja tenha um estoque suficiente. Para isso, é necessário identificar os produtos mais vendidos na época natalina e garantir que haja uma quantidade adequada disponível.
Além disso, é importante analisar as vendas no mesmo período no ano passado e considerar as tendências de consumo, sendo mais assertivo em quais produtos serão mais procurados. Dessa forma, é possível evitar a falta de estoque e oferecer aos clientes uma experiência de compra satisfatória.
Outro ponto a ser considerado é a organização do estoque, para que toda equipe saiba exatamente onde está cada produto, que deve ser feita de forma estratégica para facilitar a reposição e evitar perdas.
Visual Merchandising: Vitrine e Ambiente interno
Lembre-se sempre: o cliente “compra” com os olhos! Ele compra o que vê, por isso o aspecto visual é muito importante.
Para criar um ambiente festivo e convidativo para os clientes, a decoração natalina é uma ótima opção. Nesse sentido, o seu negócio deve ser pensado de dentro para fora.
Primeiramente tenha uma vitrine que chame a atenção dos clientes, remetendo a época natalina! Coloque enfeites e, se possível, adesivos, para que eles percebam que o seu negócio está no clima de Natal. Tenha preços para os produtos promocionais, destacando e mostrando para os clientes que eles são uma boa opção de compra.
Pense também na parte interna da loja, para não dar a sensação que só a vitrine é de Natal. As pessoas tem que ficar “no clima” natalino! Coloque enfeites, mini árvores e outros elementos que caracterizem a época. Internamente também destaque produtos que tenham algum tipo de vantagem, preferencialmente com os preços nas peças de cor vermelha.
As pessoas tendem a gastar mais durante as festas de fim de ano e um ambiente acolhedor, pensando na loja como um todo, pode motivá-las a comprar ainda mais. Com uma decoração natalina caprichada, você pode criar um ambiente que vai proporcionar uma experiência encantadora para os seus clientes e garantir boas vendas!
Promoções
As promoções e os descontos são uma ótima maneira de atrair clientes e aumentar as vendas! Porém, é necessário oferecer descontos atraentes e que também sejam rentáveis para o negócio. Nesse sentido, é importante ter cuidado no planejamento das promoções e descontos, para evitar impactos negativos na lucratividade do negócio. Ou seja, é preciso estudar e definir limites para os descontos oferecidos.
Negocie com seu fornecedor e ofereça brindes ou produtos adicionais (que podem ou não ser do tipo que você comercializa) para compras acima de um determinado valor. Essa estratégia incentiva os clientes a gastarem mais e ajuda a aumentar o ticket médio da sua loja.
Comunicação
Lembre que a comunicação é vital para o sucesso de qualquer negócio.
Toda estratégia para ter sucesso precisa de uma boa comunicação. Dessa forma, ela é uma aliada para divulgar o seu negócio, produtos, serviços e promoções. Utilize diferentes meios para divulgar sua marca, produtos e serviços de forma clara, objetiva e atrativa, tornando o seu negócio competitivo.
Você pode ter um material impresso para colocar na porta da loja, fazer uma distribuição no entorno ou ainda deixar uma quantidade em um parceiro comercial. Dessa maneira você aumenta o impacto da sua comunicação.
Outra forma é atuar nas mídias sociais, anunciando de forma consistente o que seu negócio tem de mais competitivo. Pense em boas fotos, textos bem claros para não deixar dúvidas e preços que atraiam os clientes. Para atingir um público maior e segmentado, invista em anúncios pagos nas mídias sociais. Além disso, esteja sempre disponível para responder perguntas e comentários dos clientes, mostrando que se preocupa com o público e está pronto para ajudá-lo.
Equipe
O Varejo é feito de pessoas lidando com pessoas o tempo todo! Dessa maneira, ter uma equipe preparada é fundamental. É importante treinar a equipe para oferecer um atendimento de qualidade, rápido e eficiente. Ela deve estar pronta para atender ao aumento do fluxo de clientes e às demandas específicas do Natal.
Além disso, todos devem conhecer muito bem o que vendem, ter “na ponta da língua” os benefícios e diferenciais do negócio, traduzindo em argumentos de venda, com o objetivo de oferecer as melhores soluções para o cliente.
Outro ponto importante é que a equipe deve estar preparada para lidar com possíveis situações de conflito e reclamações dos clientes. É essencial que todos saibam como agir com empatia e respeito, buscando sempre uma solução satisfatória para ambas as partes.
É fundamental que a equipe esteja motivada e engajada, pois isso reflete diretamente no atendimento prestado aos clientes.
Oferecer incentivos e reconhecimento pelo bom desempenho é uma ótima maneira de motivar a equipe durante o período de Natal.
Por fim, é necessário que todos estejam alinhados quanto às políticas da empresa, como política de trocas e devoluções, prazos de entrega, entre outras informações importantes para o cliente.
Uma boa experiência de compra inevitavelmente passa pela sua equipe, e ela representa a sua marca. Dedique uma atenção especial ao seu treinamento, para ela estar preparada para atender com excelência durante o período mais esperado e de maior movimento no Varejo.
Boas vendas!