Notícias

Conselho de Varejo promove debate sobre como a inteligência artificial pode revolucionar o segmento

O membro do Conselho Empresarial de Varejo da ACRJ, Allan Miranda, fez uma apresentação, durante a reunião do dia 10 de novembro, sobre inteligência artificial (IA) e seu potencial de revolucionar o varejo, abordando os benefícios significativos para as empresas e os consumidores.

Allan mostrou a evolução da inteligência artificial desde a década de 1950 até os dias atuais e como as ferramentas disponíveis podem ajudar diversas áreas do varejo. Seja identificando e novos segmentos de mercado com potencial de receita, otimizando processos e reduzindo desperdício até a criação de experiências interativas e imersivas para envolver os clientes. De acordo com ele, o poder da IA “reside na combinação estratégica das abordagens, cada uma fortalecendo a outra para fornecer soluções superiores”. Confira aqui a apresentação.

O presidente do Conselho, Juedir Teixeira, fez um breve relato sobre a Reforma Tributária (PEC 45), aprovada no Senado, destacando os tópicos de interesse do setor varejista e de serviços. Entre outras resoluções, serão criados um Fundo Regional, no valor de R$ 60 bilhões para uso em projetos de infraestrutura e empreendimentos geradores de emprego, e um Fundo de Compensação de Benefícios Fiscais do ICMS. Este fundo compensará, a partir de 2029, as pessoas jurídicas que usufruam de benefícios fiscais do ICMS. O comentário completo está disponível aqui