O Conselho Empresarial de Relações Internacionais e Comércio Exterior da ACRJ se reuniu dia 24 de outubro para discutir vários temas como a agenda de trabalho, seminários bilaterais de comércio exterior e o evento G20 que acontecerá na cidade do Rio em 2024. Na oportunidade, a presidente do Conselho, Michelle Fernandes, inaugurou uma nova diretriz da presidência da ACRJ ao diplomar o conselheiro júnior Gabriel Caetano, estudante de Relações Internacionais no Ibmec.
Gabriel é o primeiro a ser diplomado, inaugurando este novo espaço criado pelo presidente da ACRJ, Josier Vilar, nos Conselhos Empresariais. “Agradeço e parabenizo o presidente Josier Vilar por acolher esta ideia de criação de um espaço aos jovens em formação universitária para trabalhar conosco nas pautas do Conselho. Será uma troca muito gratificante. É muito importante poder contribuir para a formação desses futuros profissionais”, comemorou Michelle. Gabriel, de 21 anos, se associou à ACRJ e participou de sua primeira reunião no dia 24.
Duas perguntas para Gabriel Caetano
O que você espera do Conselho e como acha que poderá contribuir?
Espero do Conselho uma grande oportunidade para minha formação, tanto profissional, como pessoal devido à alta qualificação dos membros e das atividades propostas através da Associação Comercial. Para além disso, espero contribuir através de muita dedicação e estudo, focado na construção de um espaço para jovens que pensam no futuro do comércio exterior.
Brevemente, como você enxerga o Comércio Exterior Brasileiro nos próximos anos diante desse cenário global?
Apesar dos desafios do Cenário Global, acredito que haverá um crescimento nos próximos anos do comércio exterior brasileiro. O fortalecimento de parceiros comerciais como a China nos entrega uma perspectiva positiva do que virá nos próximos anos. A diversificação da pauta exportadora brasileira contribui para o crescimento do mercado exportador nacional, trazendo uma segurança para o nosso mercado.