Notícias

Conselho de Jovens e das Comunidades da ACRJ realizam reunião conjunta

O presidente do Conselho Empresarial de Jovens da ACRJ, Pedro Rafael, e o vice, Victor Mota, receberam nesta 5ª feira (8/ago), a presidente do Conselho Empresarial de Comunidades, Novos Negócios e Economia Solidária, Célia Domingues, e o vice, Robson Santos. O objetivo, segundo Pedro Rafael, é dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado de integrar os jovens aos demais conselhos temáticos da Casa de Mauá. “Nosso Conselho trabalha de forma transversal com os demais e é bastante heterogêneo, com muitos integrantes, inclusive, de outras cidades do estado. É muito importante esta integração, já que temos conselheiros de diversas áreas de atuação, inclusive alguns com uma atuação intensa em Comunidades da cidade”, explicou Pedro Rafael.

Celia Domingues e Robson Santos falaram suas atividades junto às comunidades e a importância de trazer isso para o Conselho da ACRJ para a geração de parceiras futuras. Entre outras atividades, Célia é presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras), que promove a inclusão de mulheres da Comunidade da Mangueira, principalmente, através da qualificação e da economia criativa. Ela mostrou o trabalho realizado pela Associação e que está ajudando inúmeras famílias a gerar renda.

Como consultor de Impacto e Inovação Social, Robson tem seu trabalho voltado para a área de capacitação de jovens através da tecnologia, criação de startups, desenvolvimento e gestão de projetos sociais, entre outras ações. Com atuação especialmente na Comunidade da Maré, ele destacou o potencial e a criatividade das comunidades e a importância do apoio para se desenvolverem.

Depois das apresentações dos convidados, Pedro Rafael agradeceu a participação deles e resumiu o encontro: “foi uma aula de estratégia, marketing, inovação, propósito e empreendedorismo”. Ao final do encontro, Célia Domingues fez um convite ao grupo de jovens para uma visita à Cidade do Samba, que será agendada em breve. Ela também informou sobre uma exposição que vai mostrar a arte no carnaval e os bastidores da produção da Mangueira, que completou 95 anos este ano. A mostra, com entrada franca, entra em cartaz dia 22 de agosto, no CRAB Sebrae – Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, na Praça Tiradentes, Centro do Rio.