Um dos principais eventos de network do Rio de Janeiro, a 3ª edição do Café com Negócios foi realizada na ACRJ, nessa terça, 26 de novembro. A iniciativa da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em parceria com o Sebrae Rio, visa gerar oportunidades de negócios para micro e pequenos empresários, por meio de reuniões comerciais simultâneas para apresentação de produtos e serviços, além de troca de informações entre os participantes.
A presidente da ACRJ, Angela Costa, destacou que essa parceria busca unir pequenas e grandes empresas, com ajuda do Sebrae na negociação entre as partes interessadas. “Nessa 3ª edição, estamos celebrando o convênio entre o Sebrae Rio e o Grupo Assim Saúde. Essa ação tem como objetivo desenvolver a cadeia de fornecedores da Assim Saúde, promovendo as melhores práticas de gestão às empresas participantes, principalmente em relação ao aumento de produtividade e à inovação”, ressaltou a presidente.
O convênio Encadeamento Produtivo foi assinado pelo diretor-superintendente, Antonio Alvarenga, e o diretor de Produto e Atendimento, Julio Cezar Rezende, ambos do Sebrae Rio, pela diretora de Relações Empresariais, Carla Cravo, e pelo diretor de Negócios Internos, José Maria Faia Neto, do Grupo Assim Saúde. Durante a solenidade, o diretor-superintende do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, anunciou que serão investidos no projeto R$ 400 mil, para desenvolver 20 empresas, que serão fornecedoras do Grupo Assim Saúde. “Não é nada fácil vender para uma grande empresa. Precisa ter qualidade, pontualidade e vários outros itens. E o Sebrae vai contribuir com os micro e pequenos empresários”, afirmou Alvarenga.
“A Assim Saúde é uma empresa eminentemente carioca, nascida no Rio e fixada aqui e no Grande Rio. Hoje, temos 700 mil clientes nas áreas médicas e odontológicas e nosso relacionamento com eles é estável. Temos 45 empresas, entre hospitais e clínicas, e anualmente uma unidade é inaugurada. Nosso crescimento depende do que o setor precisa”, informou o diretor-presidente do Grupo Assim Saúde, Aziz Chidid Neto. Ele explicou ainda que o Grupo apostou na verticalização e, hoje, é a única empresa verticalizada do setor, mostrando que a Assim Saúde tem um diferencial em relação aos outros concorrentes. Aziz Chidid Neto concluiu que foi um prazer participar do Café com Negócios e se relacionar com o Sebrae Rio.
Sobre o projeto, a metodologia do Encadeamento Produtivo do Sebrae engloba diagnóstico da maturidade da gestão das empresas, capacitações, consultorias com acompanhamento de indicadores e avaliação da evolução dos empreendimentos e os resultados do projeto. A atividade tem alto valor agregado, com grande potencial de convergência com diversos setores, tais como confecção, turismo e farmacêutico, além de muitas oportunidades de inovação. De acordo com o Sebrae Rio, o setor de saúde representa mais de 9% do PIB brasileiro e as pequenas empresas correspondem a cerca de 80% dos negócios da área. O Programa Encadeamento Produtivo visa ainda contribuir para o desenvolvimento do setor de saúde, no sentido de ter empresas mais produtivas e preparadas para atuar na cadeia de valor.
Ao longo do evento, a gerente médica do Grupo Assim Saúde, Eliane Guimarães, fez uma apresentação e informou que as doenças crônicas não transmissíveis são as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Em 2016, por exemplo, 56% dos óbitos por doenças crônicas não transmissíveis foram prematuros (entre 30 e 69 anos de idade). O tabagismo, atividade física insuficiente, alimentação inadequada e uso nocivo do álcool são as principais causas.