Notícias

ACRJ parabeniza primeiro autor brasileiro agraciado com o prêmio francês Celeste Albaret 2023

A ACRJ parabeniza o editor, escritor, historiador, colecionador e curador carioca, Pedro Corrêa do Lago, que teve seu livro “Marcel Proust – Une vie de letteres et d’images” agraciado com o prêmio Celeste Albaret 2023. A premiação foi criada em 2015 para reconhecer publicações sobre o escritor francês Marcel Proust. Pedro Corrêa do Lago é o primeiro não francês a receber este prêmio. No livro, o autor apresenta sua própria coleção pessoal sobre Proust, incluindo 450 itens, entre cartas e fotografias, alguns deles exibidos em Paris há dois anos.

A trajetória de Corrêa do Lago é dedicada à história da arte e às coleções. Ele é autor de 22 livros sobre a arte e a cultura brasileiras e possui a maior coleção privada de manuscritos do mundo. Pedro Corrêa pesquisou muitos acervos à procura de quadros, livros, documentos e fotografias e divulgou milhares de peças relativas ao Brasil, até então esquecidas em coleções privadas no país ou no exterior.

Em 2002 fundou, junto com a esposa Bia Corrêa do Lago, a editora Capivara, especializada em arte brasileira. O autor também foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional, quando fundou a Revista de História da Biblioteca Nacional, livreiro antiquário em São Paulo, representante da casa de leilões Sotheby’s e desde 1992 é membro do conselho da Bienal de São Paulo. Em 2009, Corrêa do Lago e sua esposa ganharam o Prêmio Jabuti pelo livro “Coleção Princesa Isabel – Fotografia do Século XIX”.