A Associação Comercial do Rio de Janeiro lamentou a perda da jornalista, cientista política e historiadora Lucia Hippolito nesta quarta-feira, dia 21, aos 72 anos. Lucia Hippolito nasceu em Bauru (SP), mas fez carreira no jornalismo no Rio de Janeiro.
Foi apresentadora do programa diário CBN Rio e comentarista do UOL News e da GloboNews. Também colaborou em diversos jornais e revistas e foi debatedora dos programas Sem Censura (TVE/Rede Brasil) e Debates Populares (Rádio Globo). Participou ainda do debate semanal As Meninas do Jô, exibido no Programa do Jô, entre 2005 e 2010, ao lado de Lilian Witte Fibe, Cristiana Lôbo e Ana Maria Tahan. Também foi chefe de gabinete da Presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A jornalista é autora de vários livros sobre política e recebeu alguns prêmios, como o Comunique-se, na categoria Jornalismo Político em Mídia Eletrônica; o de Mulher do Ano nos Meios de Comunicação, conferido pelo Conselho Nacional de Mulheres do Brasil, além do Troféu Mulher Imprensa 2010, na categoria Comentarista ou Colunista de Rádio. Também foi agraciada com a Medalha Tiradentes, a mais importante comenda do estado, por sua atuação na formação cívica e pública dos cidadãos fluminenses.
Lucia Hippolito estava internada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Os presidentes do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho, e da ACRJ, Josier Vilar, e toda a diretoria da Casa de Mauá, expressam os sinceros sentimentos à família e amigos da jornalista.