Menu fechado

Notícias

Diretor da MRS Logística apresenta detalhes sobre prorrogação de concessão e investimentos ferroviários para o Rio

A primeira reunião de 2020 do Conselho Empresarial de Logística e Transporte da ACRJ contou com a apresentação do diretor da MRS Logística, Gustavo Bambini. Nesta terça-feira, 21 de janeiro, Bambini explicou os detalhes sobre a prorrogação da concessão da empresa no Rio de Janeiro, além dos investimentos nas ferrovias que cruzam o estado fluminense.

A prorrogação da concessão, segundo Bambini, está na fase de audiência pública, e ainda deve passar por mais duas etapas antes da assinatura, que deve ser realizada ainda em 2020. O acordo deve renovar o contrato atual por mais 30 anos. Em contrapartida, a empresa deve investir em segurança e aumento de capacidade. De acordo com ele, a MRS deve focar na eficiência logística para desenvolver e aperfeiçoar o transporte de carga no estado, além de investir na cadeia ferroviária, na melhoria de acesso aos portos do Rio e Itaguaí e na construção de viadutos, passarelas e outras obras que devem tornar o transporte de cargas mais eficaz.

A MRS é uma operadora logística responsável por uma malha ferroviária de 1.643 quilômetros, que passa pelos estados de Minas Gerais e São Paulo, além do próprio Rio de Janeiro, transportando cargas de minério de ferro, escoados nos cinco portos nos quais a MRS opera. A empresa é responsável por cerca de 30% de toda a carga ferroviária transportada no Brasil. “Nossos trens desafogam as rodovias brasileiras”, afirmou Bambini, ressaltando também a redução de acidentes e de emissões de CO² na atmosfera, resultantes do transporte por trens.