Menu fechado

Notícias

Previsão de crescimento do Brasil em mais de 2% foi tema da 1ª reunião do Conselho Empresarial de Políticas Econômicas

O crescimento do Brasil, a crise envolvendo os Estados Unidos e o Irã e a guerra comercial entre o governo norte-americano e a China foram os principais assuntos analisados no primeiro encontro de 2020 do Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da ACRJ.

Para os conselheiros, a expectativa do Brasil crescer na casa dos 2% agora em 2020 pode se concretizar, tendo em vista as reformas que estão sendo implantadas no país. “Existe a possibilidade de a reforma tributária não ser votada esse ano em função da complexidade do assunto, que levanta interesses não convergentes”, avaliou o presidente do Conselho, embaixador Marcílio Marques Moreira. Na análise dos conselheiros, o motivo é que há uma diferença entre as reformas da previdência, que tinha o apoio de vários segmentos da sociedade, e a tributária, que mexe com interesses de muitos setores e de governos municipais, estaduais e federal. 

No âmbito internacional, os membros do Conselho avaliaram que, pelo ponto de vista estratégico, o presidente dos EUA, Donald Trump, conseguiu reverter uma situação de ódio quando o Irã derrubou a aeronave ucraniana, causando a morte de 176 pessoas. De acordo com os conselheiros, existiram dois momentos nesse conflito. O primeiro quando o Irã movimentou a massa da sociedade contra os EUA, principalmente durante o funeral do general Qassem Soleimani. No segundo momento, a população iraniana se revoltou contra seu governo por causa da queda do avião, matando inclusive muitos cidadãos iranianos. 

A guerra comercial entre os EUA e a China também foi debatida. As negociações entre os dois países continuam com altos e baixos. A assinatura da fase 1 na controvérsia em torno de um do acordo comercial, foi uma trégua após dois anos de crise. O momento exige aguardar e observar o comportamento, principalmente, de Trump, que tem eleições pela frente, ainda neste ano.