Menu fechado

Notícias

Comandante do 1º Distrito Naval faz palestra sobre a missão e organização da Marinha do Brasil na ACRJ

A presidente da ACRJ, Angela Costa, homenageou o vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, comandante do 1º Distrito Naval, com uma placa em comemoração ao Dia do Marinheiro. A solenidade foi realizada na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro nessa quinta, 12 de dezembro.

Durante o evento, a presidente lembrou o patrono da Marinha, Marquês de Tamandaré. “Inspirada no caráter do seu patrono, a Marinha do Brasil cumpre, de forma exemplar, sua missão de defesa da Pátria e de garantia dos poderes constitucionais”, ressaltou Angela Costa, ao comentar a relevância do trabalho da instituição.

O comandante do 1º Distrito Naval, em sua palestra sobre a missão e a organização da Marinha do Brasil, mostrou a importância do mar e das águas interiores para o Brasil. Segundo ele, a Amazônia Azul foi batizada com esse nome para que todos se conscientizem sobre o valor da área marítima. Além das ações de defesa, com a fiscalização do cumprimento das leis no mar e nas águas interiores, há ainda a prevenção e repressão a crimes ambientais e a cooperação no combate aos crimes transnacionais. Os maiores desafios são a prevenção e ao combate da pesca predatória, acessos ilegais a flora e fauna das Amazônias Verde e Azul e tráfico de seres humanos, drogas e armas.

O vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha informou ainda que quase 200 mil inspeções navais foram feitas em 2018, o número de infrações chegou a cerca de 17 mil e aproximadamente três mil embarcações foram apresadas.

Para 2020, a Marinha está atuando também no programa de desenvolvimento de submarinos, com a entrega de um deles e o lançamento de outro. De acordo com o comandante, as ações envolvem ainda pesquisa, construção de novas embarcações e geração de emprego e renda.